Como Evitar a Alergia Respiratória
Agentes alérgenos (causadores de alergias) podem estar em todos os lugares, inclusive na sua casa.
Veja algumas dicas para diminuir crises alérgicas:
- Bagunça pode esconder poeira, ácaros, mofo e até ratos. Evite acumular papéis, latas, jornais, revistas, embalagens de produtos, sacos plásticos e afins. Desenvolva o hábito de colocar os objetos em seus lugares certos e a jogar fora o que não precisa todos os dias, durante 15 minutos. Você vai ver a diferença que esse hábito fará depois de alguns dias.
- Aspire a casa 2 vezes por semana e dê preferência para um aspirador de pó com filtro HEPA, capaz de filtrar até as partículas menores. Aparelhos sem esse filtro tendem a fazer o ar circular, devolvendo algumas partículas ao ambiente.
- Evite usar tapetes e carpetes, principalmente no quarto.
- Se possível, lave a sua roupa de cama semanalmente com água quente (temperatura em torno de 55°C). Dessa forma ela fica limpa e sem ácaros ou mofo.
- Evite que os animais de estimação subam em sua cama ou até mesmo durmam com você. Além de atrapalharem o seu sono, o pelo e a saliva podem piorar alergias.
- Acabe com o mofo no banheiro e em outros locais da casa com uma solução de cloro e água (30 ml de cloro para 1 litro de água). Use uma máscara e luvas ao lidar com o cloro.
- Migalhas e sacos de lixo cheios podem atrair insetos, cujos dejetos podem agravar alergias respiratórias. Mantenha os ambientes livres de migalhas e descarte os sacos de lixo com frequência.
- Cuide das plantas da sua casa e remova as folhas com sinal de mofo. Não deixe os vasos acumularem água também, pois além de mofo e limo eles podem ser criadouros de mosquitos.
- Aspire sofás de tecido semanalmente, principalmente se houver animais de estimação em casa.